sexta-feira, setembro 03, 2010

QUINTA.CINEMA

Hoje o QUINTA.CINEMA veio na sexta, mas é como se fosse a mesma coisa. Hahaha, ou quase.

Para começar a falar de Clube da Luta (Fight Club) é bom começar pela crítica do filme, que demonstra a sociedade consumista moderna, seus valores (ou falta deles), suas pretensões e anseios.
Tyler Durden (Brad Pitt) é o protagonista do filme e representa a anarquia, inquietação a contraposição dionísiaca de Jack (Edward Norton) que é o retrato da vida gregária, da efetivação das expectativas sociais vigentes, como demonstrado na cena em que ele retrata a compra de móveis de seu apartamento.

O discurso do diretor (David Fynch) trabalhado na obra é quase uma metralhadora, ataca o consumismo, religião, moda, tv, melhor resumindo tudo. As cenas são muito trabalhadas, e há que se analisar cada segundo do filme como uma metáfora, além das maiores. A própria violência assumida no filme, além de crítica é uma metáfora, pois o fazem para saírem dessa vida conformada, usual e típica. É possível até por o dilema de Nietzche e seu eterno retorno, a crítica da mediocrização do homem (Mittelmassigkeit).

Assim como os cenários Gestaltitiano, usando o onírico para extravasarem suas emoções. Como diria George Orwell: "O bom e o mal estão mortos agora só o que importa é o dinheiro". Isso sem falar na insônia, psicopatia, sociopatia, compaixão e várias outras críticas. Enfim, correlacionando com o blog, a perguntá é se são vocês que consomem os produtos da moda, ou a moda que consome vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário